TRT-PR conquista o Selo Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade
- Sinap Paraná
- há 18 horas
- 2 min de leitura

O Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região (TRT-PR) recebeu o Selo Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade 2025. A divulgação dos resultados ocorreu nesta terça-feira (2) durante a 19ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), que aconteceu em Florianópolis-SC. O TRT-PR obteve em 2025 a pontuação 85,3%, ante 75,6% em 2024, o que representou um avanço de cerca de 10 pontos percentuais e culminou na ascensão de categoria do Regional, passando de Prata para Ouro.
“É uma alegria saber, nos momentos derradeiros da gestão 2023-2025, que o esforço cotidiano de magistradas, magistrados, servidores e servidoras da Justiça do Trabalho aqui no Paraná é valorizado. Executamos um trabalho de excelência na mediação dos conflitos trabalhistas no estado. Os números demonstram isso: 55% do total de processos resolvidos de forma conciliada - somos líder nacional no quesito - e reduzimos em quase um mês o tempo médio de tramitação dos processos, tanto no primeiro quanto no segundo grau. Por isso, agradeço aos servidores e servidoras de nossas 97 Varas do Trabalho e dos gabinetes, além de todas as magistradas e magistrados pela dedicação. Agradeço ainda às pessoas e as unidades responsáveis por traduzir para o CNJ nossas realizações. Cito, especialmente nesta tarefa, a Secretaria de Governança, Estratégia e Estatística, as Juízas Auxiliares da Presidência, Angélica Nogara Slomp e Simone Galan de Figueiredo, a Diretoria-Geral, a Secretaria-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações, a Secretaria-Geral Judiciária e a Secretaria-Geral da Presidência”, citou o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff.
Conduzido pela Secretaria de Governança, Estratégia e Estatística, este reconhecimento foi um marco no nosso Tribunal, sendo o melhor resultado do TRT-PR na série histórica do Prêmio CNJ de Qualidade, iniciada em 2019. Em 2025, o avanço do TRT-PR no desempenho contribuiu para a melhora geral da Justiça do Trabalho nos critérios do CNJ, o que faz deste ramo do Poder Judiciário como um dos mais eficazes na promoção da paz social no Brasil.
O Prêmio CNJ de Qualidade 2025 avaliou todos os tribunais que compõem o Poder Judiciário brasileiro, exceto o Superior Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mensuração do desempenho se deu por meio de quatro eixos: Dados e Tecnologia, Produtividade, Governança e Transparência, subdivididos em 96 itens de controle para a Justiça do Trabalho. Dos quatro eixos, o maior crescimento foi em “Dados e Tecnologia”, no qual o Tribunal alcançou 100% da pontuação (ante 82,56% em 2024), resultado que atesta a excelência da área de Tecnologia da Informação e Comunicações do Regional. Outro eixo em que o TRT-PR obteve significativa melhora foi “Governança”, no qual houve incremento de quase 15% em relação ao ano anterior. Os demais eixos se mantiveram em patamares próximos.

