top of page

NOTA PÚBLICA DO SINAP



Em novembro de 2023, a Cohab Curitiba realizou negociações coletivas de trabalho, para os seus funcionários abrangidos pelo SINDIURBANO e demais sindicatos de classes, do mesmo modo para a classe de Advogados representados pelo Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná – SINAP.


Ocorre que, a Empresa não homologou o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT para os Advogados da Empresa.


Foi encaminhado antecipadamente (17/05/2023) para a Empresa (Cohab), a proposta de reivindicações dos Advogados inclusive as 4 (quatro) horas de trabalho.


Neste sentido, foram realizadas as assembleias de negociações coletivas com os funcionários da Empresa, sendo então aprovada pela assembleia a última contraproposta da Empresa em 15/9/2023 para reajuste de 5% (cinco por cento) no auxílio refeição/alimentação, sem nenhum retroativo.


Diante deste cenário caótico e econômico apresentado pela Empresa para os sindicatos, e os entes sindicais, sendo informado que Empresa passa por dificuldades o que por sua vez dificultam as negociações, que são fundamentais para garantir aos funcionários o mínimo necessário de reajustes e manutenções das cláusulas, anteriormente firmadas.


Ademais, pelo descaso da Empresa diante dos Advogados, o SINAP em 10/08/2023, encaminhou ofício para o gabinete do vice-prefeito de Curitiba-PR, para apoio à categoria profissional, cujos Advogados da Cohab entendem à importância da companhia para o município e aos moradores que proporciona moradias de interesses sociais.


No entanto, o SINAP vem lutando para que os Advogados da Empresa, recebam melhores condições de trabalho até mesmo respeitando as 4 (quatro) horas de trabalho, que muitas vezes não são exercidas em decorrência dos trabalhos e prazos a serem cumpridos pelos profissionais, não raras vezes extrapolando esta jornada.


Mas, por surpresa, até a presente data, o gabinete do vice-prefeito não retornou com a fixação de data e horários para uma reunião com o SINAP para discussão e apoio das deliberações em prol aos Advogados que buscam melhores condições para desenvolver dignamente o trabalho de suma relevância para a sociedade curitibana.


Mesmo assim diante destas dificuldades o SINAP continuará trabalhando em prol dos Advogados, para intermediar estas propostas, não descartando a promoção de ações judiciais na defesa da categoria.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page